Oficina


EMENTA:
Estudo e discussão de problemas relacionados à diversidade e cultura, tais como: relativos a acervos fotográficos; patrimônio cultural; as bibliotecas digitais; à imagem e à memória; à inteligência organizacional e competitiva; às políticas de informação do Estado; à gestão dos patrimônios documentais; e à representação e organização da informação e do conhecimento.


OBJETIVOS:
•        Possibilitar a formação continuada de professores do Sistema Municipal de Ensino de Viana, em processo reflexão/ação;
•        Favorecer projetos pedagógicos que resgatem identidades e aperfeiçoem propostas educativas voltadas para a cultura local;
•        Construir metodologias de produção e da leitura de imagens, reconhecendo-as simultaneamente como obras de arte e documentos históricos;
•        Discutir o tema da transformação das cidades, memórias e ressignificação dos espaços;
•        Fomentar a elaboração de projetos interdisciplinares na educação básica, e fora dele, a partir da leitura de imagens;
•        Fortalecer a parceria entre escolas de ensino fundamental, Secretaria de Cultura, Espaços de Memória (Museus, arquivos e Bibliotecas) e Patrimônio Cultural do município
•        Revisar os princípios e principais conceitos do patrimônio cultural capixaba, com vistas a compreender suas especificidades através dos documentos imagéticos produzidos pelo grupo, considerando que os materiais fotográficos podem ser encarados como ocorrência típica de tal universo.
•        Capacitar os participantes para a identificação de materiais imagéticos de natureza patrimonial e aplicar procedimentos pertinentes à sua organização, priorizando o contexto de produção, a fim de garantir a compreensão dos principais conceitos do patrimônio cultural.

PROGRAMA:
1. A história da imagem
2. A fotografia e o patrimônio cultural
3. Projeto Imaginando
4. A organização da informação e a gestão do conhecimento.
5. A descrição arquivística.
6. Como elaborar um projeto cultural.
7. O blog e a aprendizagem na rede.
8. Como organizar uma exposição.

METODOLOGIA:
A oficina seguirá o projeto "Imaginando", desenvolvido pela Universidad Complutense de Madrid, no qual os alunos produzem imagens próprias para os conceitos trabalhados em aula. Será fundamental que as imagens venham acompanhadas de uma ficha descritiva (virtual), com uma cópia impressa assinada, que dá ao projeto direito de utilização acadêmica e educacional das imagens.

CARGA HORÁRIA:
40 horas (20 horas presenciais e 20 horas à distância).
Aulas presenciais: 26 de fevereiro, 05 de março, 12 de março e 2 de abril de 2015, das 13 às 18 horas. Local: Viana.

É fundamental que as imagens venham acompanhadas de uma ficha descritiva (virtual), com uma cópia impressa assinada, que dá ao projeto direitos de utilização acadêmica e de ensino das imagens.

·         Acesse aqui à íntegra do livro publicado pela UCM, referente ao projeto
·         Baixe aqui aficha para produção das imagens

Referências bibliográficas

A bibliografia que se segue indica as principais referências que serão feitas e utilizadas em aula.

·    BOADAS, Joan; CASELLAS, Lluís-Esteve; SUQUET, M. Àngels.Manual para la gestión de fondos y colecciones fotográficas. Girona: Biblioteca de la Imagen, CCG Ediciones - Ajuntament de Girona (CRDI), 2001, Disponível em:http://www.girona.cat/sgdap/docs/0256_Manual_Fotografic.pdf.

·    BRASIL. Arquivo Nacional. Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro, RJ, 2005. Disponível em:http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf.

·    CARVALHO MADIO, Telma Campanha de. Uma discussão de documentos fotográficos em ambiente de arquivo. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Estudos avançados em Arquivologia. Marília: Cultura Acadêmica, 2012. cap. 3. p. 55 68. Disponível em:http://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/estudos_avancados_arquivologia.pdf.

·    GONÇALVES, Janice.  Como classificar e ordenar documentos de arquivo.  São Paulo: AESP; AAB-SP, 1998. (Projeto como fazer, 2). Disponível em:http://www.arquivoestado.sp.gov.br/saesp/texto_pdf_11_Como%20Classificar%20e%20Ordenar%20Documentos%20de%20Arquivo.pdf.

·    HEREDIA HERRERA, Antonia.  La fotografía y los archivos.  In: FORO IBEROAMERICANO DE LA RÁBIDA.  Jornadas Archivísticas, 2, 1993, Palos de la Frontera. La fotografía como fuente de información.  Huelva: Diputación Provincial, 1993. Disponível em:http://www.4shared.com/document/eppj1_r0/a_-heredia.html?.

·    VIGIL, J. (Ed.). Imaginando: uso y aplicación de la fotografía en los procesos de aprendizaje. Madri: Universidad Complutense de Madrid, 2012. Disponível em:http://apalopez.info/GPAF/IMAGINANDO_texto_color.pdf.





Nenhum comentário:

Postar um comentário