EMENTA:
Estudo e discussão de problemas relacionados à
diversidade e cultura, tais como: relativos a acervos fotográficos; patrimônio
cultural; as bibliotecas digitais; à imagem e à memória; à inteligência
organizacional e competitiva; às políticas de informação do Estado; à gestão dos
patrimônios documentais; e à representação e organização da informação e do
conhecimento.
OBJETIVOS:
•
Possibilitar a formação continuada de professores do Sistema Municipal de
Ensino de Viana, em processo reflexão/ação;
•
Favorecer projetos pedagógicos que resgatem identidades e aperfeiçoem propostas
educativas voltadas para a cultura local;
•
Construir metodologias de produção e da leitura de imagens, reconhecendo-as
simultaneamente como obras de arte e documentos históricos;
•
Discutir o tema da transformação das cidades, memórias e ressignificação dos
espaços;
•
Fomentar a elaboração de projetos interdisciplinares na educação básica, e fora
dele, a partir da leitura de imagens;
•
Fortalecer a parceria entre escolas de ensino fundamental, Secretaria de
Cultura, Espaços de Memória (Museus, arquivos e Bibliotecas) e Patrimônio
Cultural do município
• Revisar
os princípios e principais conceitos do patrimônio cultural capixaba, com
vistas a compreender suas especificidades através dos documentos imagéticos
produzidos pelo grupo, considerando que os materiais fotográficos podem ser
encarados como ocorrência típica de tal universo.
•
Capacitar os participantes para a identificação de materiais imagéticos de
natureza patrimonial e aplicar procedimentos pertinentes à sua organização,
priorizando o contexto de produção, a fim de garantir a compreensão dos
principais conceitos do patrimônio cultural.
PROGRAMA:
1. A história da imagem
2. A fotografia e o patrimônio cultural
3. Projeto Imaginando
4. A organização da informação e a gestão do
conhecimento.
5. A descrição arquivística.
6. Como elaborar um projeto cultural.
7. O blog e a aprendizagem na rede.
8. Como organizar uma exposição.
METODOLOGIA:
A oficina seguirá o
projeto "Imaginando", desenvolvido pela Universidad Complutense de
Madrid, no qual os alunos produzem imagens próprias para os conceitos
trabalhados em aula. Será fundamental que as imagens venham acompanhadas de uma
ficha descritiva (virtual), com uma cópia impressa assinada, que dá ao projeto
direito de utilização acadêmica e educacional das imagens.
CARGA HORÁRIA:
40 horas (20 horas presenciais e 20 horas à
distância).
Aulas presenciais: 26 de fevereiro, 05 de março, 12
de março e 2 de abril de 2015, das 13 às 18 horas. Local: Viana.
É fundamental que as imagens venham acompanhadas de uma ficha descritiva (virtual), com uma cópia impressa assinada, que dá
ao projeto direitos de utilização acadêmica e de ensino das imagens.
Referências
bibliográficas
A
bibliografia que se segue indica as principais referências que serão feitas e
utilizadas em aula.
· BOADAS, Joan; CASELLAS, Lluís-Esteve; SUQUET, M. Àngels.Manual para
la gestión de fondos y colecciones fotográficas. Girona: Biblioteca de la
Imagen, CCG Ediciones - Ajuntament de Girona (CRDI), 2001, Disponível em:http://www.girona.cat/sgdap/docs/0256_Manual_Fotografic.pdf.
· BRASIL. Arquivo Nacional. Dicionário Brasileiro de
Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro, RJ, 2005. Disponível em:http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf.
· CARVALHO MADIO, Telma Campanha de. Uma discussão de documentos
fotográficos em ambiente de arquivo. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Estudos
avançados em Arquivologia. Marília: Cultura Acadêmica, 2012. cap. 3. p. 55
68. Disponível em:http://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/estudos_avancados_arquivologia.pdf.
· GONÇALVES, Janice. Como classificar e ordenar documentos de
arquivo. São Paulo: AESP; AAB-SP, 1998. (Projeto como fazer, 2).
Disponível em:http://www.arquivoestado.sp.gov.br/saesp/texto_pdf_11_Como%20Classificar%20e%20Ordenar%20Documentos%20de%20Arquivo.pdf.
· HEREDIA HERRERA, Antonia. La fotografía y los archivos. In:
FORO IBEROAMERICANO DE LA RÁBIDA. Jornadas Archivísticas, 2, 1993,
Palos de la Frontera. La fotografía como fuente de información. Huelva:
Diputación Provincial, 1993. Disponível em:http://www.4shared.com/document/eppj1_r0/a_-heredia.html?.
· VIGIL, J. (Ed.). Imaginando: uso y aplicación de la
fotografía en los procesos de aprendizaje. Madri: Universidad Complutense de
Madrid, 2012. Disponível em:http://apalopez.info/GPAF/IMAGINANDO_texto_color.pdf.
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