Projeto

Imaginando Viana se apresenta como um canal para facilitar o desenvolvimento e a difusão do conhecimento histórico e cultural do município de Viana. O projeto consistirá em oficinas teóricas e com ações ligadas ao patrimônio histórico e cultural que redundarão em material para a construção de uma exposição que ficará em local público na sede do município.

Imaginando é uma metodologia de ensino desenvolvida na Universidad Complutense de Madrid (UCM), em 2011, e aperfeiçoada no Brasil, no âmbito do Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos, em disciplinas da pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), ligadas aos acervos fotográficos.

Esta metodologia pode ser usada em qualquer área do conhecimento e é composta basicamente por cinco etapas: discussão teórica com os alunos, embasada em bibliografia especializada, para atingir um nível comum de compreensão conceitual de termos específicos; produção de imagens inéditas - e/ou reaproveitamento de imagens anteriores feitas pelos próprios participantes -, representativas de tais ideias e/ou conceitos; consolidação dos conceitos mediante discussão das imagens realizadas por todos (alunos e professor) em sala de aula; ajustes nas imagens ou produção de novas em função de tal debate; elaboração de ficha descritiva e texto explicativo sobre cada imagem final, com vistas à documentação, criando um banco de imagens de uso não-comercial. A partir daí, o ciclo pode ser reiniciado com outras temáticas e conceitos.

A oficina pretende proporcionar a formação de multiplicadores com as seguintes habilidades e competências: conhecimento da fotografia e o ensino da mesma no processo de aprendizagem;  ampliação da participação e interação dos alunos em sala de aula; assimilação de conteúdos e o uso das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Ao final haverá a criação de um banco de imagens constituído com as fotografias identificadas por meio de conceitos e descritores, no qual criaremos um recurso de trabalho para a comunidade de Viana (professores, alunos e profissionais da informação). Este conteúdo ficará aberto para consulta pública como forma de estimular a difusão e a produção de novas reflexões sobre o patrimônio histórico cultural do município. Por fim, ocorrerá a elaboração de uma exposição com imagens produzidas na oficina que irá ampliar a difusão do trabalho de educação patrimonial na comunidade, a reflexão sobre a diversidade cultural, bem como a difusão de seu patrimônio cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário