Imaginando
Viana se apresenta como um canal para facilitar o desenvolvimento e a difusão
do conhecimento histórico e cultural do município de Viana. O projeto
consistirá em oficinas teóricas e com ações ligadas ao patrimônio histórico e
cultural que redundarão em material para a construção de uma exposição que
ficará em local público na sede do município.
Imaginando
é uma metodologia de ensino desenvolvida na Universidad Complutense de Madrid
(UCM), em 2011, e aperfeiçoada no Brasil, no âmbito do Grupo de Pesquisa
Acervos Fotográficos, em disciplinas da pós-graduação em Ciência da Informação
da Universidade de Brasília (UnB), ligadas aos acervos fotográficos.
Esta
metodologia pode ser usada em qualquer área do conhecimento e é composta
basicamente por cinco etapas: discussão teórica com os alunos, embasada em
bibliografia especializada, para atingir um nível comum de compreensão
conceitual de termos específicos; produção de imagens inéditas - e/ou
reaproveitamento de imagens anteriores feitas pelos próprios participantes -,
representativas de tais ideias e/ou conceitos; consolidação dos conceitos
mediante discussão das imagens realizadas por todos (alunos e professor) em
sala de aula; ajustes nas imagens ou produção de novas em função de tal debate;
elaboração de ficha descritiva e texto explicativo sobre cada imagem final, com
vistas à documentação, criando um banco de imagens de uso não-comercial. A
partir daí, o ciclo pode ser reiniciado com outras temáticas e conceitos.
A
oficina pretende proporcionar a formação de multiplicadores com as seguintes
habilidades e competências: conhecimento da fotografia e o ensino da mesma no
processo de aprendizagem; ampliação da
participação e interação dos alunos em sala de aula; assimilação de conteúdos e
o uso das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Ao final
haverá a criação de um banco de imagens constituído com as fotografias
identificadas por meio de conceitos e descritores, no qual criaremos um recurso
de trabalho para a comunidade de Viana (professores, alunos e profissionais da
informação). Este conteúdo ficará aberto para consulta pública como forma de
estimular a difusão e a produção de novas reflexões sobre o patrimônio
histórico cultural do município. Por fim, ocorrerá a elaboração de uma
exposição com imagens produzidas na oficina que irá ampliar a difusão do
trabalho de educação patrimonial na comunidade, a reflexão sobre a diversidade
cultural, bem como a difusão de seu patrimônio cultural.
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